Início Tutoriais O que é celular de vitrine?

O que é celular de vitrine?

568
0
Celular de vitrine

Você sabe o que é celular de vitrine? Essa expressão é relativamente comum no mercado brasileiro e pode indicar a oportunidade de comprar um smartphone pagando menos do que o seu preço original.

A questão aqui é descobrir se vale a pena ou não fazer o investimento. Celulares de vitrine podem ser perfeitos em todas as suas características ou podem apresentar algum tipo de defeito. Por isso, é preciso ficar de olho em cada produto antes de fechar negócio.

O que é celular de vitrine?

Um celular de vitrine nada mais é do que um smartphone cuja caixa já foi aberta e o produto já foi manuseado. Sabe quando você entra em uma loja e tem aqueles aparelhos sobre a bancada que você pode testar? Esses aparelhos de mostruário são os chamados “celulares de vitrine”.

Na maioria das vezes, esses produtos funcionam normalmente, sem nenhum tipo de problema técnico. Porém, como ficaram expostos e foram manuseados por inúmeros consumidores, pode ser que eles apresentem arranhões ou marcas de uso.

Por essa razão, as lojas que vendem esse tipo de produto deixam claro que se trata de um aparelho que já foi usado de alguma forma, ainda que nunca tenha sido vendido. O preço desses smartphones também costuma ser um pouco mais baixo do que aqueles que são vendidos lacrados.

Samsung Galaxy S23 FE
O que significa celular de vitrine? Significa que outras pessoas já manusearam o aparelho. Imagem: Divulgação/Samsung.

Celular de vitrine vale a pena?

Para responder a essa pergunta é preciso analisar as características de cada aparelho, mas celular de vitrine barato pode ser uma opção interessante. Em primeiro lugar, certifique-se de que ele está funcionando normalmente, sem defeitos aparentes de software ou hardware. Observe ainda a aparência externa, se não há riscos ou arranhões que comprometam muito a estética do produto.

Se o produto passar no seu teste, olhe então o preço. Os celulares de vitrine custam geralmente de 30% a 50% menos do que o produto lacrado na caixa. Por exemplo, um celular Samsung Galaxy S23 FE, que custa cerca de R$ 2,2 mil lacrado, não deve custar mais do que R$ 1,6 mil em sua versão “de vitrine”.

Principais vantagens

1 Preço mais acessível: eles custam de 30% a 50% menos do que um modelo lacrado.

2 – Bom valor de revenda: se por um lado as lojas podem vender um celular de vitrine até pela metade do preço, por outro lado você como consumidor pode anunciá-lo em sites de venda por praticamente o mesmo preço tempos depois que, provavelmente, encontrará comprador.

3 – Garantia do fabricante: assim como ocorre com um celular novo, o celular de vitrine também tem garantia do fabricante. O adendo aqui é que você fica ciente de eventuais problemas na hora da compra e não poderá reclamar sobre eles.

Principais desvantagens

1 – É um celular usado: ainda que você tire o produto da loja como “novo”, na prática o celular de vitrine é um produto usado, cuja caixa já foi aberta e outras pessoas manusearam seu aparelho.

2 – Possíveis problemas ocultos: se alguém deixou seu celular cair no chão, por exemplo, pode ser que ele não apresente nenhum problema aparente. Porém, com o passar do tempo, pode ser que vícios ocultos apareçam, o que pode diminuir a vida útil do aparelho.

3 – Longa exposição ao sol: alguns produtos de vitrine podem, literalmente, ter ficado na vitrine de uma loja por muito tempo. Vitrines de lojas externas podem ficar expostas ao sol por muitas horas, resultando no desbotamento dos celulares.

…..

Agora que você sabe o que é celular de vitrine, você compraria um produto assim? Você aceitaria pagar menos por um aparelho que já foi usado ou prefere pagar mais caro para ter certeza de que ele é realmente novo? Conte para a gente nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui