Você sabe o que é o BitLocker do Windows? Essa ferramenta já trouxe muita dor de cabeça para os usuários, pois muitos não sabem como utilizá-la ou qual a sua finalidade. Entretanto, ela é fundamental para a sua segurança, impedindo que pessoas mal-intencionadas acessem suas informações.
O BitLocker está presente no Windows 7, no Windows 8, no Windows 10 e no Windows 11. Ele tem relação com a criptografia de dados, ou seja, a codificação de certas informações, fazendo com que elas só se tornem acessíveis a partir de uma chave. Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema.
O que é o BitLocker do Windows?
O BitLocker é uma ferramenta de criptografia desenvolvida pela Microsoft e que está presente em praticamente todas as versões do sistema operacional Windows. Esse recurso permite proteger documentos e arquivos contra acessos não autorizados ao impedir que um usuário leia as informações sem a confirmação de uma chave.
Diversos fabricantes de PCs e notebooks incluem chaves BitLocker em seus dispositivos. É o caso de marcas como Lenovo, Dell e Positivo, apenas para citar algumas delas. Por isso, além de saber o que é o BitLocker e qual a sua utilidade, é importante que você saiba como localizar a chave de recuperação caso precise.
O BitLocker está presente nas seguintes versões:
- Windows 7: disponível nas versões Ultimate e Enterprise;
- Windows 8: disponível nas versões Professional e Enterprise;
- Windows 10: disponível nas versões Professional e Enterprise;
- Windows 11: disponível nas versões Pro, Enterprise e SE.
Como funciona a criptografia de dados?
A ideia de criptografar uma mensagem é torná-la ilegível para quem não tenha uma chave de acesso. Ao embaralhar os dados, mesmo que alguém roube sem conteúdo não conseguirá fazer absolutamente nada com essas informações, pois elas estão fora de uma ordem lógica.
No Windows, o BitLocker é responsável pela criptografia da unidade de disco – seu HDD ou SSD ou até mesmo um cartão micro SD. Todos os arquivos do sistema ficam protegidos por criptografia e caso sua máquina seja roubada, quem tentar acessá-la não conseguirá ler o conteúdo se não tiver uma chave específica.
Esse processo de criptografia ocorre de forma automática quando um novo arquivo é gerado. Portanto, o BitLocker é uma proteção extra muito importante para evitar maiores problemas em relação ao acesso de dados sensíveis.
Como ativar o BitLocker no PC
Agora que você já sabe o que é BitLocker, é hora de aprender como ativá-lo e como localizar a chave de recuperação. Vamos ao passo a passo.
- No campo “Pesquisar”, na Barra de Tarefas do Windows, digite “Painel de Controle”.
- No aplicativo, clique em “Sistema e Segurança”.
- Depois, clique em “Criptografia de Unidade de Disco BitLocker”.
- Na janela que será aberta estarão listadas todas as unidades de disco do seu computador. Clique em qualquer uma delas com o botão direito do mouse e, em seguida, selecione “Ativar BitLocker”.
É importante lembrar que, caso essas opções não apareçam no seu Windows, isso significa que a versão do seu sistema operacional não é compatível com o BitLocker.
Como esse é um recurso extra de segurança, é natural que ele não esteja presente nas versões mais básicas do sistema operacional da Microsoft. Em tese, você paga mais caro por versões mais completas do Windows justamente para ter acesso a diferenciais e benefícios como esse.
Como localizar a chave de recuperação do BitLocker
Se você precisa desencriptar uma unidade de disco e não sabe qual é a sua chave de recuperação BitLocker, fique tranquilo. Encontrar essa informação é bastante simples e você pode fazer isso via conta Microsoft.
- No navegador, acesse a sua conta Microsoft.
- Uma vez que você esteja logado na conta, serão listadas todas as chaves de recuperação vinculadas a dispositivos que você administra. Basta copiar a Recovery Key e adicioná-la no campo requerido no momento de desencriptar os dados.
…..
Pronto! Entendeu o que é o BitLocker e para que ele serve? Você acha interessante ter essa camada extra de proteção nos seus dados? Conte para a gente a sua experiência com esse tipo de criptografia.