Início Tutoriais Celular não conecta no WiFi: o que fazer?

Celular não conecta no WiFi: o que fazer?

40
0
Celular não conecta no WiFi

Pelas mais diferentes razões, é bem provável que você já tenha enfrentado o problema de que o celular não conecta no WiFi. Quando isso acontece, raramente a razão da falha é um problema no aparelho. Portanto, tenha calma!

Para que a internet sem fio possa funcionar no smartphone é preciso que diversos fatores estejam alinhados. Um bom roteador, uma rede estável, sinal de internet de qualidade e assim por diante. Por isso, se a internet WiFi não pega no celular, será preciso fazer alguns testes para descobrir o problema.

Aqui, listamos 9 dicas para você consegui conectar o celular no WiFi novamente.

Celular não conecta no WiFi
Imagem: Reprodução/Microsoft Copilot.

Celular não conecta no WiFi: a culpa é do aparelho?

Como já mencionamos acima, na maioria das vezes quando o celular não conecta no WiFi a culpa não é do aparelho. Porém, para saber a resposta certa, é preciso fazer alguns testes. Esse diagnóstico é que vai permitir que você tome uma ação baseado nos resultados dos testes.

Importante: certifique-se antes que o problema é apenas com o seu celular. Se houver outros dispositivos conectados e acessando a internet normalmente, então parta para os testes abaixo.

1 – Ative o modo avião

O primeiro teste para fazer quando o celular não conecta no WiFi é ativar o modo avião. Faça isso e fique pelo menos uns 20 segundos sem nenhum tipo de conexão e, em seguida, desative o modo avião.

Quando usamos uma rede compartilhada, a troca de IPs é dinâmica e entre uma troca e outra pode ser que o sistema entre em conflito com o IP de outro dispositivo. Ao desativar a rede, essas informações são resetadas e o problema pode ser resolvido.

2 – Reinicie o celular

Se com a sugestão anterior o problema não foi resolvido, então experimente reiniciar o seu celular. A ideia aqui é a mesma: resetar todas as informações de rede e forçar o aparelho a buscar um novo endereço de IP.

Dica: espere pelo menos 30 segundos com o aparelho desligado antes de ligá-lo novamente. Esse tempo será suficiente para que não só o seu aparelho, mas também a rede entenda que se trata de um novo dispositivo acessando.

3 – Reinicie o roteador

Se mesmo reiniciando o aparelho o celular não conecta no WiFi, então o próximo passo é reiniciar o roteador. Esse procedimento pode corrigir possíveis erros de autenticação, fazendo com que todos os dispositivos busquem novas conexões. Atualizar o firmware também é uma opção.

A maioria dos roteadores têm uma chave na parte traseira para ligar e desligar. Se não a encontrar, retire o aparelho da tomada, aguarde cerca de 30 segundos e conecte-o novamente. Quando o sinal voltar, tente conectar seu celular a rede, mas faça isso próximo ao roteador para descartar a hipótese de interferências.

4 – Cheque a frequência de operação do roteador

Esse erro tende a desaparecer com o passar do tempo, mas essa é uma possibilidade real. Roteadores mais novos operam nas frequências de 2.4 GHz e 5 GHz, muitas vezes gerando duas redes distintas. O problema é que celulares mais antigos não são compatíveis com a faixa de 5 GHz.

Nesse caso, é preciso checar em qual frequência o roteador está operando e quais são as frequências compatíveis com o seu celular. Acesse o menu de configurações do roteador para entender qual é a configuração em funcionamento. Porém, se estava funcionando antes e parou de repente, dificilmente será esse o problema.

Celular não conecta no WiFi
Imagem: Reprodução/Microsoft Copilot.

5 – Verifique o nome da rede e a senha

Outro problema comum é a mudança de nome da rede ou troca de senha. Em ambos os casos o resultado será o mesmo: o celular não conecta no WiFi. Cheque com os administradores da rede se os dados de login continuam sendo os mesmos.

Outra dica aqui é “esquecer a rede” e tentar configurar o acesso novamente. Nesse caso, certifique-se de que você sabe qual é a senha, caso contrário senhas salvas há muito tempo e que você não se lembra mais precisarão ser digitadas novamente.

6 – Tente se conectar a outra rede

Se você não consegue fazer seu celular se conectar à rede de jeito nenhum, tente se conectar a outra rede. Caso você consiga se conectar tanto no seu trabalho quanto na casa de um amigo ou familiar, então esse é mais um sinal de que o problema não está no seu aparelho.

Em um caso como esse, considere restaurar as configurações do seu roteador, renomeando a rede e mudando a senha. Verifique ainda as frequências de operação e certifique-se de deixar ativa uma que seja compatível com o seu celular.

7 – Experimente tirar a capinha do celular

Essa possibilidade é remota, mas existe: algumas capinhas de celular, feitas de materiais mais grossos, tendem a superaquecer o aparelho em determinados momentos. Esse superaquecimento pode afetar a capacidade de conectividade do celular.

Portanto, se o celular não conecta no WiFi, experimente remover a capinha. É pouco provável que esse seja o seu caso, mas pode acontecer. Se isso resolver, então já sabe: troque a sua capinha por outra, de preferência mais leve.

8 – Atualize o sistema operacional

Se houver atualizações de sistema operacional pendentes, vá até um local com internet, baixe os arquivos, instale e deixe tudo rodando corretamente. Atualizar a versão do sistema operacional automaticamente corrige uma série de problemas, e esse pode ser um deles.

Além disso, manter o celular atualizado é uma importante medida de segurança. Pessoas mal-intencionadas, por meio de softwares de vírus, podem tentar roubar seus dados e apps como esses rodando em segundo plano podem dificultar a sua conexão na internet.

9 – Restaurar as configurações de fábrica

Como última medida, opte por restaurar as configurações de fábrica. Nesse caso, será necessário fazer um backup dos arquivos que estão salvos no aparelho. Se possível, envie os principais conteúdos para a nuvem e depois faça o download novamente. Se precisar recuperar mensagens apagadas no WhatsApp, veja esse tutorial.

…..

Contudo, se ainda assim o problema não for resolvido, então é hora de procurar assistência técnica. De fato, pode ser alguma complicação no seu smartphone e uma avaliação de um profissional é a melhor forma de obter um diagnóstico preciso. Se ainda assim seu celular não conecta no WiFi, é hora de comprar um smartphone novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui