A linha de tablets da Samsung está crescendo. No mês de outubro chega às lojas o Samsung Galaxy Tab S9 FE, versão “fan edition” da nova geração de tablets da empresa sul-coreana.
Com isso, já são 5 modelos na linha S9: Samsung Galaxy Tab S9 Ultra, Samsung Galaxy Tab S9 Plus, Samsung Galaxy Tab S9 e Samsung Galaxy Tab S9 FE Plus, além deste modelo, é claro. A empresa cobre as principais faixas de preço do mercado com esses produtos.
Visual premium com preço mais em conta
Os produtos da linha FE têm como objetivo entregar para o consumidor um visual similar ao dos modelos mais caros, mas com configurações mais modestas. Entretanto, felizmente não houve tanta economia nessa versão e o resultado é um conjunto bem satisfatório.
Com tela IPS LCD de 10,9 polegadas, o Samsung Galaxy Tab S9 FE vem com proteção IP68, o que o torna resistente à água e poeira. Tablets costumam ser companheiros de quem fica lendo ao lado da piscina e essa especificação é uma boa notícia.
O display conta ainda com a tecnologia Vision Booster, que intensifica os índices de brilho.
Poder suficiente para não deixar ninguém na mão
Internamente o tablet traz o processador Exynos 1380, de 5 nanômetros, em versões com 6 GB ou 8 GB de RAM. A câmera frontal com 12 MP é mais do que suficiente para chamadas em vídeo, mas a câmera traseira de 8 MP deixa um pouco a desejar em fotos de documentos.
Outro destaque positivo é o sistema sonoro, desenvolvido em parceria com a AKG. Há suporte, por exemplo, a Dolby Atmos. O modelo vem ainda com uma caneta S Pen. Há suporte ainda ao DeX para usar o aparelho como um desktop, mas não como um monitor externo.
Por fim, a Samsung promete que a bateria de 8000 mAh pode durar cerca de 16 horas. Se ela acabar, é possível recarregar o Samsung Galaxy Tab S9 FE mais rápido graças à compatibilidade com carregador de 45W. Contudo, o acessório é vendido separadamente.
Preço do Samsung Galaxy Tab S9 FE
O tablet Samsung Galaxy Tab S9 FE já está à venda nas lojas internacionais e seu preço inicial é de 529 euros. A versão com 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e conectividade Wi-Fi custa 509 euros, o equivalente a R$ 2,8 mil sem impostos.
Já a versão com 8 GB de RAM, 256 GB de armazenamento e conectividade 5G sai por 629 euros, o equivalente a R$ 3,3 mil. As duas versões do tablets serão vendidas no Brasil a partir de outubro de 2023, mas o preço oficial será revelado em breve.
Assim como ocorre com o celular Samsung Galaxy S23 FE, as cores disponíveis do tablet são menta, prata, cinza e lavanda.
Samsung Galaxy Tab S9 FE: ficha técnica
- Sistema operacional: Android 13 com interface OneUI 5.1
- Tela: IPS LCD de 10,9 polegadas
- Taxa de atualização: 90 Hz
- Resolução de tela: 1440 x 2304 pixels
- Processador: Exynos 1380 (5 nm)
- RAM: versões com 6 GB e 8 GB
- Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB (expansível com cartão microSD)
- Câmera traseira: 8 MP (wide)
- Câmera frontal: 12 MP (ultrawide)
- Bateria: 8000 mAh com recarga rápida de 45W
- Dimensões: 254,3 mm x 165,8 mm x 6,5 mm
- Peso: 523 gramas
- Cores: Menta, Prata, Cinza e Lavanda
- Preço: a partir de 529 euros
Vale a pena comprar o Galaxy Tab S9 FE?
A linha Tab S9 ficou ainda mais extensa com a chegada da versão FE – e isso é uma ótima notícia para o consumidor. O Samsung Galaxy Tab S9 FE é a porta de entrada para a nova geração de tablets da Samsung.
Comparado aos demais modelos, obviamente as especificações são mais modestas, mas de forma alguma elas decepcionam. O processador Exynos 1380 de 5 nanômetros, somado com 6 GB ou 8 GB de RAM, entrega desempenho suficiente para rodar os principais apps de Android.
O modelo conta com uma caneta S Pen e traz carregamento rápido de 45W – algo incomum em aparelhos “de entrada” em qualquer categoria. As decepções são a ausência de câmeras melhores e o fato de não haver compatibilidade com o DeX para monitores externos.
Sem dúvidas, o Samsung Galaxy Tab S9 FE tem tudo para se tornar um campeão de vendas na categoria.