Fones de ouvido R e L. Certamente você já viu essas letras inscritas em algum fone de ouvido e, se não sabe o significado, deve ter ficado curioso: por que R e L?
Para entender por qual motivo foram feitas essas escolhas, é preciso compreender o significado dessas duas letras. Dessa forma, você nunca mais ficará na dúvida sobre qual fone de ouvido deve ser colocado em cada orelha.
Fones de ouvido R e L: o que significa?
A explicação é bastante simples. A ideia de marcar R e L em fones de ouvido surgiu para que os usuários pudessem identificar com facilidade qual é o fone certo para ser colocado em cada orelha.
Porém, como essa ideia surgiu nos Estados Unidos, eles optaram por incluir as letras R, de right (que significa “direita”) e L, de left, que significa “esquerda”. Portanto, a explicação é essa, a mais simples possível.
- R é a inicial de “right”, que significa “direita”
- L é a inicial de “left”, que significa “esquerda”
Por que se usa R e L e não D e E?
Essa é outra pergunta recorrente que os brasileiros se fazem: por as letras inscritas nos fones não são D e E? Seria bem mais óbvio e mais fácil identificar cada um deles com as iniciais de “direita” e “esquerda”, não é mesmo?
Pois é, mas não é assim que as coisas funcionam na indústria. Em razão da padronização, as fabricantes preferem que seus produtos vendam globalmente em vez de localmente.
Não importa se são fones de ouvido Redmi ou fones de ouvido LG, todos têm a mesma inscrição.
Em outras palavras, um fone com D e E seria identificável do Brasil e nos países de língua espanhola, por exemplo, mas não faria sentido nos Estados Unidos e na maior da parte da Europa.
Sendo assim, vence a lei do mais forte: o padrão em inglês foi adotado em todo o mundo e muito provavelmente continuará sendo sempre assim.
Usar os fones de ouvido invertidos tem problema?
A resposta para essa pergunta depende de uma série de fatores.
Usar os fones de ouvido R e L em lados invertidos nem sempre é possível. Em alguns modelos, anatomicamente eles não se encaixam bem se você colocar um fone do lado errado, como no caso dos earbuds.
Mesmo que seja possível, como é o caso de fones de ouvido com fio e headsets, não é recomendável, pois você perde em qualidade de áudio.
Quando um artista compõe uma música, ele cria canais de áudio, ou seja, voz em um canal e instrumentos separados em cada canal.
Em alguns momentos esse áudio toca em apenas um lado do fone, pois essa é a proposta artística. Se você troca, perde a experiência e pode sentir o som distorcido de alguma forma.
Atenção na hora de usar seus fones de ouvido
Você sabia que o uso incorreto de fones de ouvido pode fazer mal para a sua audição? Há diversos estudos que mostram que ouvir sons muito altos por longos períodos pode danificar a sua audição em médio e longo prazo.
E mais: os fones de ouvido devem ser confortáveis, sejam eles do tipo earbuds ou hedsets. Fones de ouvido sobre a cabeça muito apertados podem causar dores de cabeça e desconfortos.
Já os earbuds, se não tiverem bem ajustados, podem causar lesões no ouvido. Além disso, há o fato de que se eles estiverem muito frouxos você corre o risco de perdê-los a qualquer momento.
…..
Você sabia que os fones de ouvido R e L tinham essas iniciais por esse motivo? Compartilhe com o Diário Mobile outras curiosidades sobre o tema nos comentários.